26 de setembro de 2011

# Especial Filmes de Terror



Pronto para ficar com medo?

As historias de terror sempre fascinaram a humanidade, o prazer de tomar ou de infringir  um susto é um sentimento que que rodeia cada um de nós, e era de se esperar que essa sede de susto também entrasse também em uma das manifestações artísticas mais influente, O cinema.

Nosferatus

O terror sempre teve seus autos e baixos na sétima arte, mas o que vou tentar fazer aqui não é nem um tipo de critica ou tentar avaliar a capacidade de susto dos filmes que comentarei abaixo, e sim tentar traçar uma linha cronológica dos filmes de terror desde o inicio.
Frankestein
Em 1986 saiam às primeiras obras que tirariam o sono das pessoas da época “o castelo do Demônio” e “Nosferatus”. Com um custo baixíssimo, um clima gótico e ótimas atuações esses filmes viriam a influenciar todo o cinema de horror produzido nos anos seguintes.
Homem-Mosca
Muitas outras obras surgiram depois Frankenstein, Drácula, Lobisomem e o medico e o monstro. Percebemos que todos os filmes usavam monstros sobrenaturais para assustar, mas logo esse tipo de roteiro foi caindo em decadência devido aos conflitos da época ou talvez pelo excesso de filmes parecidos que estavam sendo produzidos.
E nó finzinho dos anos 50 o sangue a cores tomou conta da telona, com a temática era Atômica, o gênero também sofreu mudanças, agora uma sequencia de filmes Cientifico/Sobrenatural saia aos montes, zumbis saindo de pântanos radioativos e mutantes com cabeças de mosca eram o que realmente assustava na época.
Mas isso também ficava longe de ser realista, e se tudo pudesse acontecer com você? Com sua família? Com seus filhos?
O exorcista
Foi o que a safra seguinte de filmes de terror veio mostrar, que pessoas normais e principalmente crianças poderiam ser realmente muito assustadoras. E filmes como “O exorcista”, “A colheita maldita”, “A Profecia”, “O bebe de Rosemary” e “poltergeist”.
A colheita maldita
Deixaram muita gente com medo da filha esquisita da vizinha.
Então mudamos novamente de década e agora temos os filmes com os vilões mais moralistas do cinema, pois matavam todos que usavam drogas e faziam sexo. O Jason de “Sexta feira 13”, Freddy de “A hora do pesadelo” são os principais e mais conhecidos do gênero.
Vilões moralistas
O Filme é tão ruim
quanto o nome.
Já aproveitando os jovens seminus e drogados, veio junto com a década de 90 uma leva de filmes teens, mostrando grupo de jovens sendo perseguido por alguém encapuzado e com um facão. Exemplos “Panico”, “eu sei o que vocês fizeram no verão passado”, “A bruxa de Blair” e “lenda Urbana”.
Hollywood agora já sem ideias começa a fazer os famosos remakes. E surge uma safra de fantasmas emos saindo de lugares molhados. “o Chamado”, “Agua negra” e o “grito”.
Tortura Pornô
O chamado
Nesse meio tempo também surge a conhecida tortura pornô. Cuja intenção não é dar susto e sim chocar o publico com cenas fortes de mutilação. “Jogos Mortais”, “O albergue” e outros.
Agora vemos que o remake já não está mais em alta, então surgiu o reboot, que é uma nova roupagens de filmes antigos que foram sucesso, como  a nova versão de “sexta feira 13","massacre da serra elétrica o inicio” e outros.
Agora é só esperar e ver que rumo o cinema irá tomar para nós manter com medo.
Parece-Me agora que o clima sobrenatural está voltando a ativa com o aclamado “Atividade Paranormal” e mais uma sequencia de filmes similares.
Agora é só escolher o seu filme favorito e morrer de susto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa observação sobre esses filmes... Nunca havia pensando em como eles ganharam espaço nas telas de cinema!

caboclodoparu disse...

Pow, gostei da cronologia dos filmes de terror, mas faltou incluir na tua lista dois grandes clássicos, "Psicose" do Hitchcock e "O Iluminado" do Kubrick, dois filmes que acho muito fodas. =D
Mas te juro que os "fantasmas emos saindo de lugares molhados" me davam medo pracaralho, eu chegava a levantar a perna e colocar em cima da poltrona do cinema com medo que a doida do grito saísse de lá...HeuehUehuheUEhUE

Rafael W. disse...

Muito boa a matéria, divertida de se ler, haha!

E essa coisa de remakes e reboots já encheu o saco faz tempo aff.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Postar um comentário