6 de agosto de 2011

# Paul está morto?

Terminei minha matéria passada com um tema que é considerado até hoje o maior boato da musica, a suposta morte de Paul McCartney, resolvi então explorar mais esse assunto que há tanto tempo vem sendo assunto de tantas especulações.
Quando Paul se envolveu em um acidente de moto, e os Beatles pararam de fazer shows por certo período, foi o suficiente para criar a suposta morte do cantor. A banda sempre desmentia tudo, mas parece que acabaram fazendo disso uma grande brincadeira e mais um golpe de marketing para vender mais discos.
Capa de Rubber Soul é levemente distorcida
E  depois disso fãs começaram a procurar as mensagens não só nas capas mas também nas musicas, e encontraram supostas frases que se referiam a morte de Paul como em “ in my life” um trecho diz “ Some are dead and some are living” (alguns estão mortos e alguns estão vivos) diziam que a letra falava dos próprios Beatles, e muitas outras musicas foram relacionadas com o tema, mas a que talvez tenha maior significância seria “A day in the Life” a musica tem a seguinte estrofe “ he blew his mind out in a car, he dind’t notive that the lighs had changed” ( ele estorou sua cabeça em um acidente de carro, pois não percebeu que o semáforo havia fechado) que se refere ao tal acidente.

Revolver
Os boatos sobre as capas de inicio parecem meio tolos e irrelevantes como em rubber soul e revolver, onde na foto do primeiro todos olha para baixo como se olhassem para uma sepultura e a foto é levemente distorcida para que ninguém percebesse a troca de Paul por um sósia, já no próximo disco ao invés de uma fotografia dos cantores foi usado um desenho com algumas colagens de fotos antigas, assim ocultando mais uma vez o “falso Paul”, uma mão aparece sobre a cabeça de paul como se despedindo, isso viria se repetir em outras capas.
Seria um funeral ?
contra-capa
Todo isso virou uma grande piada interna entre aqueles que faziam parte da banda, e eles então fizeram como uma brincadeira uma capa para o novo disco, contendo aquilo que seria um monte de referencias a morte de McCartney. A capa simboliza um funeral, existe um padre, pessoas de luto, flores amarelas formam um contra-baixo para canhotos como Paul usava, a mão aberta sobre a cabeça de Paul aparece  novamente aqui, uma bonequinha no canto da capa segura uma carro que seria uma replica do carro do acidente de paul, a letra "o" é formada por flores vermelhas no fim da palavra Beatles formando a frase “be at leso” está em leso, local onde ele estaria enterrado e por fim na contra capa do disco apenas paul está de costa.

No disco magical  mistery tour paul aperece descalço em todas as fotos, é um costume antigo enterrar os mortos sem sapatos, em um dos encarte três Beatles usam rosas vermelhas na lapela menos Paul que usa uma rosa preta, e na musica “strawberry fields forever” Lennon diz “ i buried Paul” ( Eu enterrei o Paul).

Aqui o submarino lembra um caixão enterrado na montanha e na capa há também uma mão sobre a cabeça de McCartney.

Aqui Paul está com o passo trocado em relação aos outros, está descalço, está com os olhos fechados, ele esta segurando o cigarro com a mão direita (ele era canhoto), tem um carro funerário estacionado na rua, a placa do fusca é 28if, Paul teria 28 anos se estivesse vivo.

Mesmo depois de esta fazendo carreira solo, Paul ainda brinca com o boato e lança o disco “Paul is Live”. A foto foi tirado na Abbey Road, Paul acertou o passo, calçou sapatos, segurou a corrente com a mão esquerda, não existe mais carro funerário e a placa do fusca é 50is, a idade de Paul quando lançou o disco, 50 anos.

Tudo isso elevou ainda mais os Beatles que sempre estiveram entre os maiores em tudo, na musica, nos shows, no numero de fãs e agora também nos maiores boatos.
Existem muito mais conteúdo falando sobre a morte de Paul, inclusive um filme foi feito sobre o tema, mas para que a matéria não fique cansativa tentei resumir tudo sem perder o contexto, espero que tenham gostado.
Abraços...

0 comentários:

Postar um comentário